Alerta Sobre Fraude

A Receita Federal vem a público alertar a sociedade para a ocorrência de fraudes, praticadas em nome desta Instituição, relacionadas à solicitação de fornecimento de informações. Trata-se de artifício que busca obter dados cadastrais e bancários dos cidadãos através de e-mail ou correspondência enviados através dos correios. Portanto, é preciso ter muito cuidado com e-mails e correspondências dessa natureza.

O endereço eletrônico indicado na correspondência anexa (http://info2010.x10.mx) não tem nenhuma relação com o site da Receita Federal, que é http://www.receita.fazenda.gov.br. Mas é importante destacar que os e-mails falsos muitas vezes reportam links que aparentam ser da Receita Federal, quando na verdade são endereços eletrônicos forjados, o que pode ser constatado ao passar o mouse sobre o link (situação em que o verdadeiro endereço pode ser visto no rodapé da página).

Os contribuintes que precisarem fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais, devem utilizar o site da Receita Federal, através do portal chamado e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento da Receita, onde os serviços são utilizados apenas pelo contribuinte ou seus procuradores. Para utilizar o e-CAC, é necessário gerar um código de acesso ou possuir um certificado digital.

Avisos por e-mails comunicando sobre pendências na declaração do imposto de renda pessoa física, também são falsos.  Os contribuintes podem fazer a autor regularização, também, pelo portal e-CAC. Caso o cidadão receba uma mensagem igual a que consta no arquivo anexo, deve excluir de sua caixa de mensagens.

Caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar uma Central de Atendimento ao Contribuinte nas unidades da Receita Federal. Somente dessas duas maneiras são feitas as alterações ou regularizações cadastrais no banco de dados da Receita Federal do Brasil. (Informações da assessoria de comunicação DRF/Foz)