Parlamentares lançam frente pela modernização da Aduana


No dia 06/05/2009 foi realizado, em Brasília, o lançamento da Frente Parlamentar pela modernização da Aduana brasileira, por inciativa do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal – SINDIRECEITA.
Além de inúmeros deputados federais e senadores, dos 300 signatários da frente, o envento contou com a participação dos Deputados Estaduais Frederico Antunes e Fabiano Pereira, autores da proposta de criação de uma frente parlamentar gaúcha com o mesmo objetivo. Também participaram o Presidente do Conselho Nacional do Sindirereceita, Gerônimo Sartori bem como o Delegado Sindical do Sindireceita de Uruguaiana, Mauro Muller (foto em anexo).
Representando setores fundamentais do comércio internacional, estiveram presentes ao lançamento o Sr. Luiz Alberto Mincarone e o Sr. José C. Becker, respectivamente, Presidente e Vice-Presidente da ABTI – Associação Brasileira dos Transportadores Internacionais, bem como o Presidente Estadual do Sindicato dos Despachantres Aduaneiros do RS, Sr. Lauri Kotz. Também participaram do evento os Vereadores de Uruguaiana, Clemente, Mauro Brum , Rafael Alves e Ronnie Mello.

A Frente parlamentar federal e estadual irá avaliar propostas para modernizar a Aduana brasileira, discutindo especialmente temas como a agilidade e eficiência da cadeia logística de comércio exterior, a segurança do das cargas comercializadas e dos servidores que trabalham na aduana, e a reduçao dos custos de importação/exportação.
Certamente, além de proposta concretas de mudança na forma de organização e de atuação da Aduana, resultará em inúmeras projetos de alteração legislativa necessários à agilização e ao crescimento do comércio exterior, com vistas a um maior desenvolvimento econômico do nosso país.
Para Uruguaiana trata-se de uma iniciativa fundamental pela posição que a cidade ocupa na corrente de comércio internacional do país como maior Porto Seco da América Latina.