CNRE avalia relatórios do Conselho Fiscal Nacional

O Conselho Fiscal Nacional (CFN) apresentou seis relatórios para apreciação do LX Conselho Nacional dos Representantes Estaduais, na tarde de ontem, dia 8 de maio. Os conselheiros discutiram e votaram pareceres apresentados pelo CFN sobre as Demonstrações Financeiras referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2013; as atividades do CFN e a edição das Normas Técnicas 01 e 02/2013; as movimentações do Fundo de Reserva; as movimentações do Fundo da ADI 4616; as prestações de contas das chapas que concorreram às eleições do Sindireceita de 2013; e o plano de trabalho do CFN.

A presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar, registrou a atuação proativa e instrumental do CFN. “Temos aprendido muito em termos de gestão contábil e financeira com o Conselho Fiscal. A orientação de normas técnicas é uma importante novidade, que nos ajuda muito na administração das finanças do Sindicato”, avaliou.

Prestação de Contas DEN 2013 

O Conselho Nacional de Representantes Estaduais discutiu o parecer do CFN sobre as Demonstrações Financeiras referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2013. Os balancetes foram distribuídos a todos os conselheiros.

O diretor adjunto de Finanças e Administração, Ronaldo Godinho, apresentou a prestação de contas. “Uma das medidas que estamos implementando é a integração das informações contábeis e financeiras, que inclusive foi uma sugestão do Conselho Fiscal”, disse.

Por unanimidade, o CNRE deliberou por aprovar as contas da Diretoria Executiva Nacional (DEN) na próxima reunião do Conselho, baseados em parecer do CFN dos balancetes apresentados.

Eleições sindicais de 2013

O Conselho Fiscal Nacional também emitiu parecer sobre as prestações de contas das eleições para DEN e Delegacias Sindicais do Sindireceita. A avaliação dos conselheiros é que as prestações de contas estavam de acordo com as normas previstas no regimento eleitoral.

A sugestão apresentada pelo CFN diz respeito à padronização da prestação de contas, tendo em vistas as diferentes formas de apresentação pelas chapas. Para o Conselho Fiscal Nacional as contas das chapas devem ser apresentadas em planilha digital, com as notas registradas através de certificação digital. Com 27 favoráveis e 1 abstenção, o relatório foi aprovado.

Demais relatórios

O relatório sobre as atividades do CFN e as normas técnicas editadas foi aprovado. Os relatórios acerca da movimentação dos fundos de Reserva e da ADI 4616 também foram aprovados pelos conselheiros presentes no LX CNRE.

Por fim, foi aprovado unanimemente o Plano de Trabalho do Conselho Fiscal Nacional para o período de maio de 2014 a abril de 2015.