Sindireceita participa de apresentação sobre procedimentos do PIAP

 
A Cogep se propôs a esclarecer as questões sobre o funcionamento do Painel de Intenção de Atuação Profissional (PIAP).
 
 

Após cobranças do Sindireceita, inclusive via ofício113SG/Presidência/2013, a Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (Cogep) se propôs a esclarecer, nesta última sexta-feira, dia 29 de novembro, em Brasília/DF, as questões sobre o funcionamento do Painel de Intenção de Atuação Profissional (PIAP).

Em reuniões anteriores, o Sindireceita expôs os problemas decorrentes da falta de transparência no PIAP, que é um instrumento de gestão e desenvolvimento profissional pelo qual os servidores, de acordo com suas competências, manifestam interesse em trabalhar em algum processo específico do órgão. Entretanto, o projeto gerou situações controversas, supondo, em alguns casos, privilégios para alguns servidores da casa, que obtiveram remoção a partir do PIAP. Segundo os representantes do Sindireceita, além da baixa divulgação, a falta de informações sobre os critérios adotados para o deferimento dos pedidos e quantidade de solicitações realizadas embasam a desconfiança de muitos servidores do órgão.

 
O coordenador-geral de Gestão de Pessoas da Cogep, Francisco Lessa, foi o responsável pela apresentação dos procedimentos do PIAP e também do Modelo de Dedicação Funcional

 

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas frequentes sobre as ferramentas, o coordenador-geral de Gestão de Pessoas da Cogep, Francisco Lessa, foi o responsável pela apresentação dos procedimentos do PIAP e também do Modelo de Dedicação Funcional. Na oportunidade, foi explanado, com um caráter técnico, as regulamentações dos processos, os conceitos, as competências e ainda as análises dos requisitos.

Veja aqui a apresentação completa da Cogep.

Os servidores interessados em conhecer a ferramenta já podem realizar o registro no PIAP, que está disponível no endereço https://sa3.receita.fazenda. A RFB também recomenda que todos aproveitem a oportunidade para atualizar seus dados pessoais e profissionais no SA3, em especial no Banco de Talentos e no Painel de Intenção de Mobilidade.

Pelo Sindireceita participaram da apresentação o diretor de Defesa Profissional, Odair Ambrósio, o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais, Geraldo Seixas, o presidente do Conselho Nacional dos Representantes Estaduais do Sindireceita (CNRE), Gerônimo Sartori, o secretário-geral do CNRE, Bruno Zampieri e a advogada Alessandra Damian. Na ocasião, o representante da Anfip, Jorge Cesar Costa e o representante do Sindifisco, Dagoberto Lemos também participaram da apresentação. Pela Receita Federal acompanharam as explanações a chefe da Divisão de Relações Institucionais e Comunicação (Direc), Maria do Carmo, o chefe da Divisão de Legislação de Processos (Dilep), Paulo Faria Marques, a Chefe do Serviço de Planejamento, Avaliação e Movimentação do Corpo Funcional (Sepla), Andreia Ximenes, a chefe substituta do Sepla, Lívia Kersten e a chefe substituta Direc, Melanie Lepesqueur Botelho.