Analistas Aposentados e Pensionistas do RS participam do 6ª Encontro Anual

38 Analistas Aposentados e Pensionistas participaram do evento em Florianópolis

38 Analistas Aposentados e Pensionistas participaram do evento em Florianópolis

O 6º Encontro Anual dos Analistas-Tributários Aposentados e Pensionistas de Porto Alegre/RS foi realizado neste final de semana, na Pousada da Assefaz, em Florianópolis/SC. O evento, promovido pela DS Porto Alegre/RS, com o apoio do Sindireceita, reuniu 38 Analistas-Tributários Aposentados e Pensionistas da capital e interior do Estado e teve o objetivo de informar sobre as principais lutas da categoria, promover integração, reaproximando aqueles que trabalharam durante anos nas repartições da Receita Federal do Brasil (RFB), e incentivar a participação nas ações do Sindicato.

Maria Helena Onófrio deu as boas-vindas e falou da importância da participação dos filiados nas lutas do Sindireceita

Maria Helena Onófrio deu as boas-vindas e falou da importância da participação dos filiados nas lutas do Sindireceita

A delegada sindical adjunta, secretária de Assuntos de Aposentados e Pensionistas da DS Porto Alegre e uma das principais incentivadoras da criação do cargo, Maria Helena Onófrio Carvalho, deu as boas-vindas e falou da importância da participação dos filiados nas lutas do Sindireceita. “É com muita alegria e satisfação que os recebemos para o 6º encontro anual da categoria, cujo processo começou em 2008, no início da nossa 1ª gestão da diretoria da DS Porto Alegre. Vocês foram sempre ‘a menina dos olhos’ da nossa administração, pois nosso objetivo era trazê-los para dentro do Sindireceita, queríamos vê-los participando conosco, devido a experiência de vida e a maturidade de todos os aposentados. E vocês não nos decepcionaram, pelo contrário. Sempre que solicitados compareceram às reuniões e assembleias participando e sofrendo conosco em duras batalhas. Temos muito orgulho de termos vocês como colegas e amigos. Uma amizade que se solidificou durante anos, com a convivência agradável que se estabeleceu entre nós, com o mesmo ideal de manter viva a chama da esperança de dias melhores”, destacou.

A delegada sindical de Porto Alegre/RS e anfitriã do evento, Jane Pimentel, expressou a sua alegria com a presença de todos em mais um encontro dos Aposentados e Pensionistas. “Esperamos que suas expectativas sobre o transcorrer do evento, preparado com tanto carinho pela DS Porto Alegre/RS, ocorra a contento de todos, alcançando os objetivos programados”, disse.

“O Sindicato tem como diretriz a paridade e a integralidade. Não trabalhamos com diferença, pois seremos os aposentados de amanhã”, disse o diretor Hugo Braga

“O Sindicato tem como diretriz a paridade e a integralidade. Não trabalhamos com diferença, pois seremos os aposentados de amanhã”, disse o diretor Hugo Braga

Os diretores da Diretoria Executiva Nacional (DEN) Hugo Leonardo Braga e Sérgio Moreira de Castro participaram do encontro e destacaram as principais ações do Sindireceita. “Este ano começamos a colher os frutos que plantamos. Eu entrei na Receita Federal em 1998 e vocês, que pegaram a Carreira ainda no início, foram guerreiros. Hoje somos chamados para discutir o que fazer, como fazer. Houve uma evolução enorme do cargo. Fazemos parte dessa nova Receita Federal. Se vocês não tivessem trabalhado duro, com certeza o nosso cargo não estaria no patamar em que se encontra hoje”, afirmou Hugo Braga, diretor de Assuntos Previdenciários.

Hugo falou sobre o reajuste salarial que, em sua opinião, não é o que a categoria merece e gostaria, mas foi o possível na atual conjuntura. Ele disse que o aumento deve sair na folha de maio para recebimento em junho, sendo que será retroativo a janeiro de 2013. O diretor do Sindireceita também falou das campanhas públicas do Sindicato. “Temos conseguido diversas vitórias e conseguiremos mais”, disse referindo-se a campanha Aduana 24 horas. Ele comentou sobre a questão das atribuições e afirmou que este ano será de colheitas. “Temos várias ações mostrando a força do cargo, mostrando que quem move a Receita somos nós”. Hugo comentou ainda sobre o compromisso da DEN com os Aposentados e Pensionistas. Ele citou exemplos de categorias que estão trabalhando para conseguirem gratificação apenas para os ativos. “O Sindicato tem como diretriz a paridade e a integralidade. Não trabalhamos com diferença, pois seremos os aposentados de amanhã”, analisou.

“Muitas das pessoas que estão aqui, eram referência quando entrei na RFB. Sabemos que hoje todos conhecem o cargo de Analista-Tributário, mas poucos sabem da sua história”, destacou o diretor Sérgio de Castro

“Muitas das pessoas que estão aqui, eram referência quando entrei na RFB. Sabemos que hoje todos conhecem o cargo de Analista-Tributário, mas poucos sabem da sua história”, destacou o diretor Sérgio de Castro

O diretor Sérgio de Castro, que completou recentemente 29 anos de Receita, falou um pouco sobre a história da Carreira. “Muitas das pessoas que estão aqui, eram referência quando entrei na RFB. Sabemos que hoje todos conhecem o cargo de Analista-Tributário, mas poucos sabem da sua história”. Sérgio de Castro destacou a importância do trabalho parlamentar na busca por melhorias e reconhecimento da categoria. “Hoje somos reconhecidos no Congresso Nacional e pelo Governo Federal. O trabalho é feito para a categoria. Estamos toda semana batendo na porta dos deputados e senadores buscando apoio às causas dos Analistas-Tributários. Hoje lutamos por atribuições por merecimento”, disse.

Ações judiciais

A advogada Vanessa Achtschin falou sobre as ações do Sindireceita e lembrou que o pagamento da RAV Devida estará disponível a partir do dia 13 de maio

A advogada Vanessa Achtschin falou sobre as ações do Sindireceita e lembrou que o pagamento da RAV Devida estará disponível a partir do dia 13 de maio

A Dra. Vanessa Achtschin, advogada da Diretoria de Assuntos Jurídicos (DAJ), fez uma exposição, no sábado pela manhã, sobre as principais ações de interesse dos aposentados, em especial a ação da RAV Devida. Vanessa lembrou aos presentes que aqueles filiados que tiveram o precatório da RAV Devida inscrito no ano passado terão o pagamento disponível a partir do dia 13 de maio nas Agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. A advogada da DEN informou que o saque poderá ser realizado em qualquer agência desses bancos. Vanessa destacou que os advogados responsáveis pelo processo da RAV Devida estão trabalhando com esforço e dedicação para inscrever o maior número de filiados no precatório deste ano para pagamento em 2014.

A advogada falou ainda sobre as ações dos 28,86% dos anos de 1994 e 1997 e sobre o andamento das ações que dizem respeito a GDAT, GIFA, conversão de licença prêmio em pecúnia, RAV 8X, entre outras. Vanessa destacou também o êxito da DAJ do Sindireceita no processo que trata da não incidência de imposto de renda sobre os juros moratórios recebidos em decorrência dos pagamentos dos precatórios e requisições de pequeno valor oriundos das ações judiciais propostas referentes a verbas salariais. Ela informou que a decisão é válida, mas ainda cabe recursos. Após sua exposição, Vanessa tirou dúvidas individuais dos aposentados e pensionistas presentes no encontro.

Os participantes do 6º Encontro Anual de Porto Alegre/RS também se divertiram bastante durante o evento. Atividades de confraternização e descontração integraram o encontro, como jogos de bingo e passeios em pontos turísticos da capital catarinense.

Também estiveram presentes no encontro o presidente da ASSEFAZ, Hélio Bernades, e o representante dos membros beneficiários da Fundação em Porto Alegre/RS, Paulo Machado Ribeiro, que discorreram sobre a situação atual da associação, do plano de saúde e falaram de mudanças ocorridas recentemente.

Homenagem

Homenagem a Maria Helena Onófrio e a funcionária da DS de Porto Alegre Cláudia La Poente da Rocha

Homenagem a Maria Helena Onófrio e a funcionária da DS de Porto Alegre Cláudia La Poente da Rocha

Durante o jantar de encerramento do evento, realizado neste domingo (5), a delegada sindical Jane Pimentel homenageou Maria Helena Onófrio pelo trabalho desenvolvido junto aos Aposentados agilizando a documentação referente a ação da RAV Devida. “O fruto de um trabalho de amor atinge sua plenitude na colheita e esta sempre chega no tempo certo. Maria Helena, te agradecemos por tudo que tens feito por nós, Aposentados e ativos. Te admiramos e amamos”, diz a dedicatória do livro que Maria Helena recebeu na ocasião. O livro foi assinado por todos os presentes.

Também foi homenageada a funcionária da DS de Porto Alegre Cláudia La Poente da Rocha “por relevantes serviços prestados, dedicação, cumplicidade e fidelidade”. A funcionária se destacou, mais recentemente, nas atividades relacionadas a ação da RAV Devida.

Na oportunidade, Maria Abud Squeff, cantora lírica, fez uma apresentação que encantou a todos. Jane Pimentel abrilhantou o jantar com a declamação de poemas. O evento ainda elegeu o rei e a rainha do encontro. Foram coroados a Analista Iraci Idelvira Silveira e o Analista Ênio Jaci Santos.